RESPEITO A BONDADE.

 RESPEITO A BONDADE.
(Por Maristela Ormond)


frasescurtas.com.br


Diz o dicionário da Língua Portuguesa que bondade significa a qualidade de quem tem a alma nobre e generosa e é naturalmente inclinado a fazer o bem... Isto é lindo não é?
Que lástima descobrir que homens que possuem esse atributo, tantas e tantas vezes são confundidos com idiotas.
Aliás, parece que quanto mais vivo mais aprendo sobre o homem e suas misérias, mais aprendo que nossa natureza não é de um ser bom. Na realidade somos predadores que insistem em destruir o outro certo de que este outro é bobo ou algo parecido e o pior é que tudo isso tem uma ligação absurda com o poder, o lucro.
Se observarmos quantas vezes somos logrados quando estendemos as mãos para ajudar alguém que supostamente precisa de nosso auxilio e esta mesma mão que estendemos é puxada para que se finalize um assalto. Se pensarmos nas vezes que doamos algo a alguém e esse alguém passa a acharcá-lo daí para frente como se fosse um direito dele e uma obrigação sua doar toda semana algo para ajuda-lo. E quando isso não acontece você ainda toma um grande xingo e logo atrás uma maldição lhe é lançada...
Infelizmente isso é o que acontece dia após dia. Quando se para um carro para dar passagem a um pedestre com uma criança no colo ou mesmo sem criança e este dá uma “desfilada” em sua frente sem ao menos agradecer (aí também passa pela educação...) , quando prestamos um favor por simples gesto humano a alguém que dali para frente irá usar esse favor como obrigação e taxa-lo de trouxa, enfim são várias situações...
E aí me pergunto. Vale a pena ser bom?
Mas de uns anos para cá, inventaram agora o tal de Black Friday para que haja o aquecimento das vendas. É uma correria danada atrás de produtos que custem “mais baratos” e não importa o que se faça para conseguir, vale tudo.
Assistindo a uma reportagem essa semana pude observar que no dia desta Mega Liquidação pessoas estavam arrancando mercadorias das mãos de crianças, derrubando outras pessoas para conseguir determinado item sem se importar se estavam machucando alguém em detrimento de seu objetivo. É surpreendente como o ser humano é pouco humano mesmo. Poderíamos comparar com diversas leoas correndo atrás de uma caça para levar a sua família e no auge da caçada embolando-se para que pudessem ficar sozinha com a caça. Só que o interessante aqui, é que não somos animais em busca de alimentos, somos animais em busca de poder e muitas vezes daquilo que nos é supérfluo.
Tomara que não passemos por esta fase de precisarmos matar para comer como fazem os predadores em busca de caça. Tomara que o homem se conscientize sobre a questão da divisão dos bens para que todos tenham direito a uma vida decente e que todos nós possamos alcançar o direito à vida sem que para isso precisemos matar... O mundo está cheio de pessoas boas e temos que agradecer por isso, pois enquanto houver alguém que acredite no amor e na bondade ainda temos jeito. Mas precisamos pensar que está também repleto de “vantajinhas” e enquanto o segundo espécime existir acredito que ao invés de evoluir estaremos a um passo de nossa própria destruição.









Comentários

Postagens mais visitadas