O poder é seu, use-o com determinação e ética



O poder é seu, use-o com determinação e ética

(Por Claudiane Ferreira)


Alguns dias atrás, eu estive no lançamento do livro “Determinação – A super força para vencer” de um amigo do meu marido, o João Costa.

Durante a palestra, os presentes ouviram uma história sobre determinação, protagonizada pelo autor, há 30 anos, e que serviu de inspiração ao tema central do livro motivacional.

Enquanto ouvia a palestra pensei em minha filha de 17 anos, que pela manhã havia me telefonado comunicando que iria adiar um projeto que tinha iniciado, um dos fatores que a levou a tomar a decisão foi que teria que participar de cursos de 15 em 15 dias, obviamente, perdendo algumas aulas escolares. Na hora falei: está bem, mesmo porque, não tive influência em nada nesse seu desejo de modelar.

O que leva um ser a superar ou não as frustrações que encontram pelo trajeto?

Idade, ou melhor, maturidade é fator imprescindível à superação?   
  
Um dos verbetes do dicionário que me fala muito diz que determinação é a condição mental de superar a frustração e continuar perseguindo o objetivo proposto.

Essas e outras interrogações pontuam meu pensar, enquanto revisito parte da tradução da letra “Only the Strong Sursive” que foi declamada no evento literário.

Apenas os fortes sobrevivem
Apenas os fortes sobrevivem

Os fracos caem ao longo do caminho
Você tem que segurar
Você tem que ser forte
Você tem que ser homem
Você tem que tomar uma posição
   
Nesse caso “os fortes” para mim significam pessoas que mantém foco, que testam todos os seus limites e agem com ética.

Transporto-me, também, para a personagem do livro “Dançando sobre cacos de vidros”, que atualmente estou lendo. No meio de uma gravidez, Lucy descobre estar com metástase e é aconselhada a fazer um aborto terapêutico, pois precisa urgentemente começar um tratamento de quimioterapia. Contrariando a família (irmã, cunhado e o marido) e seu médico decide levar a gravidez adiante.

Segundo João Costa, “para os vencedores não existe o amanhã, somente o hoje. Vencedores vivem o seu tempo com energia e paixão”


Only the strong Sursive - Billy Paul


“Na infância... Bastava sol lá fora e o resto se resolvia”

Fabrício Carpinejar


Comentários

Postagens mais visitadas