A ROTINA NOSSA DE CADA DIA.

A ROTINA NOSSA DE CADA DIA
 (Por Maristela Ormond)




            Dentro de cada lugar se escode um segredo. E segredos, sabemos que só é segredo quando está entre duas pessoas, passou dali, vira fofoca.
            Quem não tem suas mesmices, suas rotinas rotuladas em dia a dia, não sabe do que estou falando.
            No início é tudo muito bom, tudo se encaixa e se mudar estraga. Mas os anos vão passando e essa rotina nossa de cada dia precisa de algo, precisa de surpresas.
            É como andar no escuro e conhecer cada canto da sua casa onde está um móvel e ter a certeza de que não perderá a unha do dedão do pé numa topada. Mas às vezes unha já está prejudicada e é necessário que ela caia, para que surja uma novinha em folha e muito bonita. É disso que estou falando!
            Organizar é sempre bom, mas experimentar algo novo também é bom, é necessário para que não se transforme em uma regra, um dogma.
            Acordar, levantar, trabalhar, nada de surpresas, nada de diferente...
            Quantas vezes me pego reclamando por causa da rotina, de não ter acontecido nada diferente e ao mesmo tempo, no momento de minhas preces me pego também agradecendo ao Bom Deus por não ter acontecido nada de diferente em minha vida e na vida de meus amigos.
            Chega a ser engraçada essa disparidade entre o reclamar e o agradecer.
            Aí me lembro da música do Chico Buarque que diz: “todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode às seis horas da manhã, me sorri um sorriso sensual e me beija com a boca de hortelã”. E essa é a melhor parte da rotina, é ou não é? Porque o dia em que nos levantarmos sem o bom dia com gosto de hortelã, deixa de ser nossa rotina e acaba se tornando um dia cinzento, chato e cheio de cismas do por que não houve o nosso beijo rotineiro, aquele vá com Deus com um sorriso gostoso.
            É aí que mora a rotina, é aí que mora a surpresa que acredito seja necessária para modificar nosso dia a dia.
            Nosso dia pode começar dentro de uma rotina, porém pode também ser modificado por pequenos gestos que fogem dela e muitas vezes um pequeno sorriso pode ser o causador dessa mudança que por sinal pode tornar nosso dia agradabilíssimo.
            Há momentos e momentos na vida. Surpresas são sempre bem vindas, desde que sejam boas é claro, mas quem permite que a vida se torne uma rotina somos nós mesmos, porque não ousamos mudar, não ousamos inovar, não ousamos compreender e quantas e quantas vezes isto se faz necessário, principalmente dentro de quatro paredes, onde os segredos se escondem e brincam de faz de conta...











Comentários

Postagens mais visitadas