Tabus do amor- Homossexualidade

Abordar um assunto que gera tanta polêmica quanto a homossexualidade, que todos têm uma opinião formada ou pelo menos um discurso, é complexo, porém necessário para avaliarmos nossos conceitos sobre o que é o amor, tirar conclusões e enxergarmos a homossexualidade como uma forma natural de amar.
Vivemos em um eterno conflito entre o que sentimos e o que nossa mente entende por amor.
Sempre nos foi dito que o amor de pai e mãe é incondicional, e entenda-se por incondicional, o amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. Será mesmo? Qual seria sua reação se descobrisse que seu filho (a) é homossexual? Seu amor incondicional sofreria alguma mutação?
Tenho ouvido e visto tantos absurdos que ando a repensar meus conceitos sobre o amor. As pessoas o confundem com desejo e um dos motivos disso é que o tema sexualidade ainda não é amplamente discutido em família. Pais se calam, preferem não expor seus conceitos nem ouvir a opinião dos filhos. Os deixam desamparados, à mercê de experiências, muitas vezes frustrantes. E é aí que pode morar o perigo. As ruas vendem ilusões, felicidade fácil e momentânea. Se não houver preparo, base familiar, certamente os jovens irão comprá-las.
Na crônica escrita por Eliane Brum "Pedro e João: a história de dois meninos gays e uma infância devastada" a autora relata a história onde um homem adulto narra seu percurso de dor para assumir sua sexualidade. E conta como, para se proteger, participou de atos de bullying na escola contra seu melhor amigo. Um retrato perfeito de como o "mundo heterossexual" encara a homossexualidade. Inconcebível a quantidade de dor que pode caber numa vida por causa da ignorância.
Os tabus do amor devem ser desmistificados O amor é um sentimento divino, não está colado na pele, é calmo, transcende qualquer barreira. O desejo flui pelos poros, arde, é incontrolável, não se planeja, se sente.
No amor há desejo.No desejo muitas vezes não cabe o amor
Portanto colocar rótulos em pessoas simplesmente por que amam e desejam uma pessoa do mesmo sexo é retrógrado. Se hoje você me perguntar se toda a forma de amor vale a pena, eu direi em alto e bom som: sim, toda e qualquer forma de amor vale a pena, pois é um direito de todo o ser humano amar e ser amado.

Joana Tiemann

Comentários

Postagens mais visitadas