A LÍNGUA NOSSA DE CADA DIA

(Por Osny Alves)

Por que as pessoas mentem? Por que falam mal dos outros? Há hoje uma febre crescente de pessoas que difamam, caluniam e inventam coisas umas das outras, seria falta de assunto? Ou meramente gosto pelo sabor de fazer o mal? Conheço pessoas que amam fazer o isso e vivem a falar do seu vizinho (a), só pelo mero prazer de rebaixar o alheio. Elogiar para que? Se podemos humilhar as pessoas ao ponto que ficarão melhor em nossos pés, somos melhores que elas? De modo algum.
O reconhecimento é a iguaria que deveria estar em nossa língua o tempo todo! Elogiar é a maneira mais pratica de manter o bom relacionamento entre os seres vivos. Os seres humanos no caso! Porque de animais o mundo está cheio... nos lares reinaria mais amor se houvessem palavras de motivação e ajuda mútua, palavras de carinho e conforto. Explorar as qualidades em vez dos defeitos, não só enxergar, mas também pontuar os adjetivos do outro e da mesma forma recebe-los. Deveria existir uma lei que obrigasse cada casal a decorar e a cultivar o “reconhecimento”, que fossem treinados a ver apenas o lado bom da maçã, mesmo que um lado dela estivesse amassado. Eu falo aqui sobre a vida conjugal do casal, o seu dia a dia, pois ver o lado bom das coisas é algo valoroso e enriquecedor e ambos tendem a ganhar, na verdade ganham todos os que se encontram ao seu redor.

É comum vermos as pessoas se odiando sem motivo algum, isso aí, ou vem da natureza dela, ou porque hoje em dia virou moda essa tal de inversão de valores. As pessoas já não se respeitam mais, não se preocupam com o bem estar uns dos outros, e por que? Simples... está mais fácil e vantajoso ser uma pessoa do mal que ser alguém do bem. Primeiro: essas pessoas do bem são caretas. Segundo: não há vantagem nenhuma em ser do lado do bem, esses estão sofrendo. Já que a maioria está do outro lado. Porque as pessoas mentem? Por que falam mal uns dos outros? E você, de que lado está?

Comentários

Postagens mais visitadas